HISTÓRIA DO PILATES – JOSEPH PILATES

Joe and Clara

Joseph Hubertus Pilates nasceu em Dusseldorf na Alemanha, no ano de 1880. Foi uma criança doente. Dentre suas diversas doenças debilitantes, asma e raquitismo. Apesar de tão jovem, Joseph não deixou que as deficiências tomassem controle de sua vida e por ser autodidata, estudo anatomia, Física, Biologia, Fisiologia, Medicina Tradicional Chinesa e o movimento dos corpos dos animais.

Pilates_exercicios

Por estudar diversas maneiras de exercitar-se, criou seu próprio método, definido por ele por ‘Contrology’ (Contrologia). Adolescente, se tornou um jovem com excelente condição física e se tornou esportista principalmente em esqui, mergulho, ginástica e boxe. Com 32 anos de idade, mudou-se para a Inglaterra e tornou-se instrutor de defesa pessoal da Scotland Yard e artista de circo.

joseph_pilates_fotoDois anos depois, com o início da primeira guerra mundial, ele e aos artistas que com ele trabalhavam, foram mandados para um campo de concentração por ser cidadão alemão. Estudou e colocou em prática seus exercícios para manter sua saúde física e mental, motivo este que surgiu o Pilates (na crença de que o verdadeiro bem estar está relacionado com a combinação de condicionamento físico e saúde mental).

Colocou em prática o método para os detentos e utilizou em alguns seriamente feridos como meio de reabilitação, utilizando molas das camas do campo de concentração. As molas geravam resistência aos movimentos e assim o ganho de tônus muscular. Foi enfermeiro e atribuiu a sobrevivência dos soldados à epidemia de influenza (1918), graças ao seu método, apesar de na época não ser cientificamente comprovado tal afirmação de Joseph. Após a guerra, retornou à Alemanha e trabalhou com outros estudiosos das técnicas de movimentos. No ano de 1926, indo para Nova York, conheceu sua esposa Clara e juntos abriram um estúdio que virou sucesso entre pessoas de diversas áreas, embora ao maior interesse surgiu de dançarinos, atores, atletas e ginastas para melhorarem em força, vitalidade, resistência e não ganhar músculos volumosos.

Escreveu os livros Your Health (Sua Saúde), publicado em 1934 e Return to Life through Contrology (Retorne à vida através da Contrologia), no ano de 1945.

Para Joseph, era necessário o total compromisso com a saúde mental, física através de exercícios, dieta, determinação e motivação. Outros estúdios foram surgindo, criados por alunos e estudiosos do método. Em 1967 ocorreu um incêndio em seu estúdio e na tentativa de salvar seus equipamentos, Joseph faleceu aos 87 anos de idade. Sua esposa continuou o trabalho, falecendo dez anos depois.

Como o verdadeiro método nunca foi formalmente ensinado ou documentado, ao longo dos anos, continuou sendo realizado por seus praticantes, utilizando diversas adaptações (inclusive o próprio Joseph variava de acordo com as necessidades de cada aluno), fazendo com que o método apesar de modificado em sua execução nos tempos atuais,  continua baseado nos princípios de seu inventor, que são:

  • Concentração
  • Respiração
  • Ativação Power House
  • Controle
  • Precisão
  • Fluidez

Fonte: (GAVIN, Joyce. 2011; MILLER, Willian J. 2010)

Deixe uma resposta