Como está sua POSTURA?

“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito” (Joseph Hubertus Pilates)

Falar de Pilates ou qualquer outra atividade que praticamos sem falar em POSTURA é o mesmo que falar de saúde e não citar qualidade de vida!

Mas afinal, o que é postura? A resposta pode ser de diversas maneiras e para cada uma delas, um fator diferente. Postura pode nos lembrar “grupo social”, “educação”, “atitude”, “emoção”, entre outros. No dia a dia empregamos essa palavra e fica fácil compreender que mesmo usada de diversas maneiras e com finalidades diferentes, remetem ao corpo e suas expressões!

“Aqueles rapazes ali na esquina, apresentam uma má postura”. (inquietos, movimentos suspeitos – a maneira como se comportam).

“Ele chegou tão seguro de si, que sua postura foi essencial para sua aprovação.” (ombros erguidos e confiantes).

Para analisar a postura de um indivíduo, temos que levar em consideração a parte emocional, social e também profissional.

Você trabalha quantas horas de pé? Ou trabalha sentado a maior parte do seu dia? Isso influencia e muito na postura e consequentemente a história de vida que vai moldando diretamente essa “postura” que aqui vou enfatizar.  Poderia escrever mais alguns exemplos, mas o foco é a POSTURA no ponto de vista biomecânico, ou seja, um corpo que possua equilíbrio, músculos bem alinhados e com suas funções preservadas (estabilizadores, sinergistas, agonistas, antagonistas e fixadores) sem alterações nas suas funções e ausência de dor. Um corpo harmonioso, alinhado, equilibrado e com suas curvaturas fisiológicas da coluna vertebral preservadas.

Na figura a seguir, alguns exemplos de postura inadequada:

Graci Posturas

  • Retroversão de quadril
  • Cifose cervical
  • Escoliose
  • Anteriorização da cabeça
  • Lordose lombar acentuada

Não existe uma postura perfeita e possuir um alinhamento postural que podemos considerar mais próximo do ideal, consiste em ter o centro da cabeça alinhado com o pés, cabeça sem inclinações ou rotações, coluna cervical, torácica e lombar com suas curvaturas anatômicas preservadas, lordose, cifose e lordose respectivamente, pelve nivelada, ombros bem alinhados (sem elevações, depressões ou rotações), EIAS alinhadas e crista ilíaca no mesmo plano, quadril alinhado (ausência de anteversão e retroversão), joelhos sem projeções para dentro (GENO VALGO), fora (GENO VARO) da linha média do corpo, recurvato (joelho para trás) ou GENO FLEXO (joelho para frente) e pés bem posicionados.

Parece simples? Na realidade é simples desde que você permita ao seu corpo esse presente, são medidas para uma vida saudável e para conquistar uma boa postura, precisamos de algumas alterações no nosso dia a dia. Desde modificar seu ambiente de trabalho (ajustar a cadeira, o computador para uma altura ideal, permitir levantar por alguns instantes, procurar sentar-se da melhor maneira possível, trabalhar a percepção da própria postura sentado, e claro, praticar atividade física). O corpo NECESSITA de movimento e é através dele que fortalecemos, alongamos e inclusive, permitimos ao nosso corpo o melhor relaxamento (praticar exercícios físicos nos permite tem uma noite de sono muito melhor). E uma das atividades que nos faz assimilar boa postura e bem estar é o Pilates.

Seja qual for o motivo que te faça pensar em melhorar sua postura (lembre-se, do ponto de vista biomecânico), simplesmente, COMECE!

Os motivos inevitavelmente não são sempre os melhores. Quantas vezes nos sentimos com a auto – estima baixa? Tristes por ter passado por uma situação de saúde que nos fez parar a prática de atividade física? Ou ainda, muito trabalho e estresse no dia a dia, causando desconforto no corpo todo? Término de um relacionamento e que te deixou depressivo? Quantos e quantos motivos podem interagir e afetar nossa postura? MUITOS! E nosso emocional afeta diretamente o nosso físico! Por isso, não demore a se conscientizar de que SOMENTE VOCÊ, pode decidir ter uma boa postura! Procure um profissional da área médica em primeiro lugar, constate a atual situação do seu corpo de um modo geral (articular, ósseo, hormonal ou qualquer tipo de doença) e estando apto a praticar uma atividade física, comece! Cuide do seu corpo, ele é seu bem mais precioso. Pilates e boa postura é a combinação perfeita!

G.B

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